Avanços no Setor de Distribuição

por Eliane Ringer Ferreira* 

Não basta apenas entregar o produto pedido na hora certa e a um custo acessível, é preciso adotar novas medidas.

O segmento atacadista e de distribuição é um dos mais importantes dentro da cadeia de suprimentos. Em 2005, seu faturamento total foi de R$ 86,5 bilhões. O setor atende a quase um milhão de estabelecimentos comerciais no Brasil, dentre eles supermercados, empórios, bares e drogarias, que cresceram no último ano de 7% a 8%, enquanto o crescimento total de produtos de consumo subiu 4,8%.

Esse bom desempenho é resultado, em parte, ao trabalho realizado pelo setor para atingir um número maior de pontos de vendas, inclusive com a busca de novos serviços adicionados à distribuição de produtos.

Não basta apenas entregar o produto pedido na hora certa e a um custo acessível, é preciso adotar novas medidas. Cada vez mais, o varejo necessita profissionalizar-se, já que é a ponta final em contato direto com o consumidor. Para isso, são necessárias mudanças que tragam mais soluções ao negócio, como readequação do mix de produtos, com conseqüente redução de estoque, e melhor apresentação destes nas gôndolas. Também é importante investir em tecnologia, implementando equipamentos e softwares mais avançados.

A manutenção e transformação dos pequenos e médios varejistas em um varejo moderno e competitivo, com gestão profissionalizada, é a garantia de que a distribuição permanecerá forte e dinâmica. Independentemente, do formato de atuação, é fundamental desenvolver formas de melhor atender a demanda dos clientes, seja auxiliando-os em dicas de merchandising, gerenciamento por categorias, atendimento, limpeza e organização da loja, atualização tecnológica, dentre outros.

Neste sentido, a automação de processos desponta como grande aliada para aumentar a produtividade e auxiliar na gestão do negócio. A GS1 Brasil trabalha com o setor varejista há mais de vinte anos, auxiliando-o a entender suas necessidades e realizar projetos de automação que tragam resultados claros, com aplicação de soluções adequadas.

O Grupo de Trabalho Atacadistas e Distribuidores da GS1 Brasil auxilia o setor a oferecer informação, conhecimento, capacitação e desenvolvimento de projetos de automação que visam integrar o atacadistas e distribuidores a seus clientes e fornecedores. Conheça mais das ações da GS1 Brasil acessando nosso Centro de Serviços www.gs1brasil.org.br.

*Eliane Ringer Ferreira é assessora de Soluções de Negócios da GS1 Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: