GS1 Brasil promove palestra sobre aplicação correta do código de barras, durante a Semana de Artes Gráficas do Vale do Paraíba.

Por dia são lidos cerca de 5 bilhões de códigos de barras ao redor do mundo. Quando uma etiqueta não dá leitura na primeira passagem, um operador de caixa leva em média 23 segundos para resolver o problema.

A GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação (antiga EAN Brasil) – promove, gratuitamente, em 17 de junho, às 19h00, a palestra “Aplicação gráfica do código de barras”. O tema será ministrado no Intervale Othon Travel, em São José dos Campos (Rua Lupércio Antônio dos Santos, 31, Vila Betânia), e integra as atividades da 3ª Semana de Artes Gráficas do Vale do Paraíba, promovida pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG).

A numeração de códigos de barras segue um padrão mundial denominado Sistema GS1, criado para atender à expansão global da indústria e do comércio. Por meio desse sistema, as empresas estabelecem uma comunicação padrão com os parceiros da cadeia de suprimentos. Isto permite a transmissão de informações para qualquer empresa e mercado, em qualquer parte do mundo. Trata-se de um sistema compreendido internacionalmente.

Além de fornecer números exclusivos de identificação, o código GS1 também viabiliza a captura de informações adicionais que constam nos computadores das lojas, tais como preço, data de validade, número de série e de lote, dentre outras. O código proporciona, ainda, a total rastreabilidade das operações, por meio da identificação inequívoca de produtos.

O Sistema GS1 é usado por milhões de empresas no mundo todo, nas áreas de varejo, saúde, embalagem, transporte, alimentação, têxtil, dentre outras. Cerca de cinco bilhões de códigos de barras são lidos por dia ao redor do mundo. O Brasil possui cerca de dois milhões de produtos codificados com essa ferramenta.

OBJETIVOS

• Apresentar uma visão sobre a forma mais eficiente de identificar e aplicar o código de barras nos produtos, caixas e paletes, utilizando as ferramentas do Sistema GS1.
• Informar os requisitos técnicos para a correta construção e utilização do código de barras como: cores e tamanhos para cada tipo de produto e aplicação. Fatores esses indispensáveis no momento da impressão.
• Apresentar as novas tecnologias, tendo com exemplo o Databar e o EPC (Código Eletrônico de Produto) e sua utilização pelo setor gráfico.

PROGRAMA

• Apresentação da GS1 Brasil;
• Apresentação do Sistema GS1;
• Conceituação de Padrões de Codificação:
• Identificação de Itens Comerciais: GTIN-13;
• Identificação de Unidades de Despacho (caixas) GTIN-14;
• Aplicações de Controles Logísticos: GS1-128.
• Princípios de qualidade em código de barras
• Parâmetros de qualidade
• Métodos de Verificação de qualidade de código de barras
• Geração e Impressão de código de barras
• Cuidados técnicos
• Novas tecnologias.

POR QUE PARTICIPAR?

Não adianta realizar a impressão/geração de embalagens bonitas se não há o respeito aos cuidados técnicos do código de barras, já que o mesmo necessita estar dentro de padrões de qualidade para que assim consiga gerar o seu papel fundamental: a automação do processo de identificação do produto.

Estudo realizado recentemente mostrou que se um código de barras não der leitura na primeira passagem, o operador de caixa leva, em média, 23 segundos para resolver o problema. Os resultados indiretos disso são: aumento das filas nos check-outs e piora no atendimento, gerando insatisfação dos clientes. Além disso, a necessidade de passar várias vezes o produto pela leitora aumenta os riscos de um operador desenvolver LER (Lesão por Esforço Repetido).

Sendo assim, para que as gráficas não tenham nenhum tipo de problema com os seus clientes, é indispensável que a mesma tenha o conhecimento básico para aplicação dos códigos, gerando satisfação plena e fidelização de seus clientes.

Mais informações no telefone 3068 6229 ou no site http://www.gs1brasil.org.br.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: