GS1 Brasil promove curso avançado sobre Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Documento eletrônico será obrigatório a partir de abril para os setores de produção, distribuição e revenda de combustíveis e cigarros, em 20 estados e o Distrito Federal. Emissões, até agora, já passam de 3,5 milhões.

Com o objetivo de propiciar conhecimentos gerenciais técnicos e impactos fiscais necessários para que as empresas conheçam e se preparem para a implantação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), a GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação – antiga EAN Brasil), promoverá nos dias 29 e 30 de julho, das 8h30 às 17h30, o curso avançado “Nota Fiscal Eletrônica Nacional / NF-e”.

 

O evento será apenas para associados e acontecerá na sede da GS1 Brasil, localizada à Rua Dr. Renato Paes de Barros, 1.017, no Itaim Bibi, São Paulo e é voltado para profissionais da área fiscal, tributária, logística e de tecnologia, que estejam envolvidos direta ou indiretamente com a implantação do projeto NF-e nas empresas.

 

Nos dois dias, os assessores de Soluções de Negócios da GS1 Brasil, Eliane Ringer, Frederico Cunha e Hayrne Salvanha ministrarão o treinamento, o qual possui o seguinte conteúdo programático:

 

Módulo 1 – Gerencial

·  Cenário do Comércio Eletrônico

·  Processo atual de emissão da Nota Fiscal e escrituração

·  Histórico do Projeto SPED

· Definição e Conceitos da NF-e

·  Certificação Digital

·  Nota Fiscal de Serviços e Nota Fiscal Conjugada

·  Mudanças geradas pela NF-e

·  O que fazer para entrar

· Desafios do Projeto NF-e para as Organizações

· Cenário NF-e para o B2B

· B2G – Cases

 

Módulo 2 – Técnico

· Conceitos de XML e UML

· Implementação B2G

· Implementação B2B

· Encerramento

 

Sobre a NF-e

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é o modelo nacional de documento fiscal eletrônico que substituirá gradativamente a emissão do documento fiscal em papel, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do remetente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento do tempo real das operações comerciais pelo Fisco. Refere-se a operações e prestações tributadas pelo ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços e pelo IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados.

 

A implantação da NF-e constitui grande avanço para facilitar a vida do contribuinte e as atividades de fiscalização sobre operações e prestações tributadas pelo ICMS e pelo IPI. Este novo cenário facilitará o cumprimento das obrigações tributárias e o pagamento de impostos e contribuições, além de fortalecer o controle e fiscalização por meio de intercâmbio de informações entre as administrações tributárias federal, estadual e municipal.

 

Desde a implantação, já foram autorizadas a emissão de mais de 3,5 milhões de notas eletrônicas. Esse montante equivale a uma receita aproximada de R$ 30 bilhões, ou seja, 3% do PIB brasileiro. Apesar do alto índice, a adoção da NF-e, até agora, foi facultativa. Mas a partir de abril, deste ano, os setores de produção, distribuição e revenda de combustíveis e cigarros, em 20 estados e o Distrito Federal, terão a obrigatoriedade de adotá-la.

 

Sobre a GS1 Brasil

A GS1 Brasil é uma associação multissetorial sem fins lucrativos, cuja missão é implementar e disseminar globalmente padrões para a melhoria das cadeias de suprimentos, colaborando, assim, para o processo de automação, desde a matéria-prima até o consumidor final. Também é o órgão oficial para o EPC no Brasil e em âmbito internacional é filiada à EPCglobal Inc –organismo responsável pelos trabalhos com o Código Eletrônico de Produtos (EPC). A associação está presente no Brasil desde 1983, e ao longo desse período tem apoiado diversos setores na adoção de sistemas eficientes de rastreabilidade.

 

Dentre os valores que permeiam a entidade estão a ética e a transparência nas relações, o cumprimento dos acordos firmados, e o oferecimento de serviços e produtos de alto valor agregado.

 

Para melhor atender a seus associados, a GS1 Brasil mantém grupos de trabalho que atuam em segmentos como indústria calçadista, materiais de construção, saúde, cadeia da carne, móveis, telecomunicações, algodão, energia e autopeças. A entidade também participa e promove eventos em diversas regiões do país, além de oferecer uma extensa grade de cursos gratuitos voltados às áreas de automação e logística.

 

Curso Avançado de Nota Fiscal Eletrônica – NF-e

Data: 29 e 30 de julho, das 8h30 às 17h30

Local: GS1 Brasil – Rua Dr. Renato Paes de Barros, 1017 – 14º andar –

Itaim Bibi – São Paulo – SP

Telefone para informações: (11) 3068 6229

E-mail: atendimento@gs1brasil.org.br

Uma resposta para GS1 Brasil promove curso avançado sobre Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

  1. Favor informar qual o procedimento para inscrição para o curso “Nota Fiscal Eletronica” que será realizada nos dias 26 e 27/11/2008.

    Roberto Revolta
    e-mail: rrevolta@jvc.com.br
    Tel. (11) 31451922
    Empresa: JVC DO BRASIL LTDA.
    cnpj: 00978639/00001-46

    Fico no aguardo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: